Como já disse outras vezes, quando a energia do trauma ficou presa dentro de nós, tudo o que sentimos é desconforto, pressão, dor. Ao invés de vivermos a partir de nossos recursos e potenciais, ficamos presos na dor e isso dá uma sensação de que fomos sentenciados pela vida e que isso, então, vai durar para sempre.
Isso não é verdade! Não precisa ser assim.
Atrás de cada dor existe um recurso, uma força, um poder. Para começar a acessar isso, podemos nos lembrar que, se estamos aqui hoje, é porque sobrevivemos a tudo o que nos aconteceu até agora. E, se sobrevivemos até agora, é porque temos uma grande força dentro de nós e essa força nos impulsiona para a vida.
E esse impulso para a vida me faz lembrar de uma frase famosa do Chico Xavier que diz assim: “Chegará um dia que eu estarei cansado, meus ossos serão fracos, minha vontade será de ficar na cama e minha força será pouca. Mas, todos os dias quando eu acordo, eu digo: Hoje não é esse dia!”. É dessa força que estou falando.
Vamos pensar no por que ou como as pessoas escolhem suas profissões, por exemplo. Por que será que alguns se tornam médicos e trabalham com cura? Outros serão advogados e vão defender pessoas? Os juízes trabalham com a justiça, os psicólogos com as doenças da alma. Por trás dessas escolhas, na maioria das vezes, existe esse impulso de vida e a vontade de trazer para o mundo aquilo que aprendemos com nossas dores.
Nossa dor é o que faz a gente desenvolver nossa sensibilidade e compaixão e nos faz colocar nossa missão de vida em prática. Tornar-se consciente da dor pode ajudar a transformá-la em algo muito positivo, para a própria pessoa e para a sociedade.
1 Comente
A motivacao e mesmo uma palavra de ordem dentro do vasto universo do pensamento positivo. No mundo dos negocios, ela veste uma roupagem mais elaborada, tem estrategias bem tracadas, baseadas no planejamento e na execucao de metas. E aqui que entra a programacao neurolinguistica (PNL), uma outra referencia quando o assunto e o poder da mente positiva. Criada nos anos 70 por um matematico e um linguista americanos, a PNL ensina a reprogramar o cerebro por meio de exercicios envolvendo imagens, sons e toques. As tecnicas, que ficaram populares no Brasil com os livros do medico Lair Ribeiro, sao usadas para incrementar a criatividade, o aprendizado e a memoria. Entre outras coisas, a PNL ensina que cada pessoa deve encontrar o seu “motivo” para entrar em acao, estabelecendo metas concretas e desejando ser extraordinaria no que faz.
Adicionar comentário